segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A asa do morcego já foi uma pata??

    Provavelmente sim. Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas pesquisadores já pensaram e pesquisaram. O mamífero ancestral do morcego provavelmente possuía patas, e as asas foram se desenvolvendo com o passar do tempo, e, no ambiente em que os ancestrais do morcego viviam, melhor se adaptaram aqueles que possuíam as asas. A seleção natural continuou e hoje temos o morcego atual: o único mamífero voador.

   Ou seja, a seleção natural que agiu no ancestral do morcego favoreceu aqueles que utilizavam suas patas para voar!
   Mas você deve estar se perguntando: o que eu tenho a ver com isso?
   Pois bem, você também é um mamífero e não usa suas patas, digo, braços para voar. E se observarmos atentamente o esqueleto dos mamíferos (por exemplo, o seu esqueleto com o esqueleto de um morcego) podemos perceber semelhanças entre eles. Assim podemos notar que existem diferentes funções para os mesmos órgãos.

   Nessa figura podemos ver que um homem, um gato, uma baleia e o tão falado morcego (todos mamíferos) possuem os mesmos ossos dando sustentação e movimento ao membro anterior.

Enfim...
   Biólogos adoram dar nome às coisas e também deram nome a essa coincidência:
- órgãos homólogos: aqueles membros que tiveram origem embrionária semelhante, mas função diferente. Por exemplo: a asa do morcego, que serve para voar, e a nadadeira de uma baleia, que serve para nadar.
O que nos leva a divergência evolutiva, que é a diversificação dos órgãos adaptados a diferentes funções.

   E o contrário disso são os:
- órgãos análogos: aqueles que têm origem embrionária diferente, mas exercem funções semelhantes. Por exemplo: a asa do morcego, que serve para voar, e a asa de um inseto, que também serve para voar.
O que nos leva a convergência evolutiva: organismos diferentes que desenvolveram estruturas e formas corporais semelhantes.

   Você e o morcego tem órgãos homólogos! E daí?
   E daí que isso é uma evidência evolutiva. As semelhanças entre o morcego e você indicam que vocês provavelmente descendem de um ancestral em comum.
   A estrutura anatômica do morcego pode ser utilizada de uma forma diferente da sua, mas o padrão estrutural segue o mesmo que o seu.


TAREFA!!
   Darwin fez e aconteceu até que conseguiu comprovar que os seres vivos evoluem e sofrem seleção natural. MAS ele não conseguiu explicar a origem da grande diversidade de seres vivos.
   Hoje já sabemos como: Teoria Moderna da Evolução! Sua tarefa é descobrir quais os principais fatores evolutivos que esta teoria considera. ESSA É PARA ENTREGAR!

3 comentários:

  1. eu não acredito nisso, é mentira

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a teoria moderna da evolução tem a ver com as descobertas genéticas, que vieram para comprovar e explicar as mutações genéticas e as combinações gênicas,complementando os 'buracos' que a Teoria Darwiana Clássica deixou.

    ResponderExcluir