segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tarefa – Aula Prática: Produzindo “fósseis” em sala de aula

Para quem não pegou o roteiro vou postar aqui. E as perguntas que estão no final dele deverão ser respondidas e entregues até o dia 20/09 (segunda-feira).


ROTEIRO - Produzindo “fósseis” em sala de aula
Objetivo: facilitar a compreensão do mecanismo de fossilização e a formação de alguns tipos de fósseis (moldes, contramoldes, impressão)
Materiais:
• Massa de modelar
• Gesso em pó
• Facas e colheres de plástico
• Tigela de plástico
• Copos de plástico grandes
• Papel toalha e papel de embrulho
• Tampas de caixa de sapato
• Conchas de moluscos
• Folhas de plantas com nervuras bem evidentes
• Pequenos animais de plástico

1- Em um tigela de plástico misture o gesso com água até obter uma massa homogênea e consistente. Preencha a tampa de caixa de papelão e alise sua superfície. Coloque com cuidado folhas e conchas sobre a superfície do gesso pressionando, deixe secar. Quando estiver completamente seco retire as folhas e conchas e observem as marcas deixadas na superfície do gesso.

2- Despeje a massa de gesso em um copo de plástico, preenchendo-o até a metade, coloque um animal de plástico ou uma concha pressionando sobre o gesso, em seguida despeje mais gesso até cobrir o animal de plástico ou a concha, deixe seca. Quando estiver completamente seco desenforme a o gesso retirando o plástico, com um martelo, quebre o gesso e observe as marcas do animal na superfície dos fragmentos de gesso.

3- Na massa de modelar, coloque conchas ou animais de plástico sobre a superfície da massa, pressionando-o com força. Retire com cuidado a concha ou o animal de plástico para não alterar a marca deixada na massa de modelar. Coloque esta massa no fundo de um copo. Despeje com cuidado a massa de gesso nas depressões da massa de modelar e deixe secar. Retire as peças de gesso.

Após o experimento responda:
- Que tipo de fóssil foi simulado em cada experimento?
- Como esses processos ocorreram e se preservou?
- Você consegue diferenciar cada tipo de fóssil? Explique como diferenciá-los.
OBS.: no livro didático este assunto está no capítulo 09, página 184.

Nenhum comentário:

Postar um comentário