domingo, 26 de setembro de 2010

Coloração de aviso

Amanda Jorge Barbieri, Ana Paula Da Silva Conti, Bruna Oliveira, Cayla Aparecida de Sousa

   É uma estratégia de que se valem certos animais que consiste em exibir determinados padrões de cores em seu exterior de modo a representar uma sua função fisiológica interna, ou qualquer uma outra função sua que sirva de intimidação de predadores.
   Talvez o mais notável exemplo de colorações de aviso seja aquele que se percebe em animais altamente venenosos, que geralmente assumem uma coloração acentuadamente viva, tal como um vermelho intenso ou um verde claríssimo, e que, como sua cor pode indicar, passam a mensagem implicita de que ali estão presentes glândulas venenosas que podem causar grande desconforto a quem ouse perturbar.
   Sua pele azul serve como um aviso aos predadores. Sua cor também é geralmente mais escura em torno de seus membros e do estômago. As glândulas de veneno de alcalóides localizadas na pele serve como um mecanismo de defesa para os predadores em potencial. Estes venenos paralisam e às vezes matam o predador.
   A coloração vermelha com pintinhas pretas carregada nas "costas" das joaninhas, que tanto agrada a visão humana, é na verdade um aviso aos pássaros, seus inimigos naturais, que diz "mantenha distância, temos um gosto muito ruim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário