quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seleção Estabilizadora

Beatriz Yumiko Takama, Bruna Giovana, Fabiane Guarnieri, Marlon Vinícius, Paula dos Santos
  
   Seleção é exercida pelo conjunto de fatores ambientais bióticos e abióticos sobre o indivíduo. A seleção natural atua sobre o fenótipo, de maneira discriminativa. Há três tipos principais de seleção natural: 1) seleção estabilizadora; 2) seleção direcional; e 3) seleção disruptiva.
   Logo abaixo você poderá compreender sobre seleção estabilizadora:
   Seleção estabilizadora ou seleção purificante, é a diversidade genética que diminui quando a população estabiliza num valor de determinada característica em particular, ou seja, valores extremos da característica são selecionados contra.
   Um exemplo de seleção estabilizadora é a seleção contra mudanças no tamanho dos bebês humanos. Antigamente, a taxa de mortalidade infantil no parto era grande. Agora, além dos avanços médicos e tecnológicos de nossa sociedade podemos observar uma estabilidade no tamanho dos bebês recém-nascidos.
   Seleção Estabilizadora: dá-se quando o fenótipo intermediário é favorecido. Nesse exemplo aqui embaixo, se os quadrados fossem borboletas e eu fosse um sapo, eu iria comer todas as borboletas mais claras e mais escuras e não enxergaria direito as cinzas. Portanto o fenótipo intermediário está sendo favorecido pela seleção natural. 

   Outro bom exemplo de seleção estabilizadora é a anemia falciforme em algumas regiões da África. Essa doença é determinada por um alelo recessivo s. Em regiões africanas onde há muitos casos de malária, foi verificada uma freqüência acima do esperado para o alelo s na população. Ele deveria ser raro porque provoca uma doença grave que é a anemia falciforme. As pesquisas demonstraram que o heterozigoto Ss é mais resistente à malária que o homozigoto SS. A malária, portanto, nessa região, fornece uma pressão seletiva para a permanência do alelo s em altas taxas, portanto favorecendo o caráter intermediário (Ss).
   Seleção Estabilizadora - Aumenta a freqüência do fenótipo intermediário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário