quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Origem das Espécies

   Existem processos evolutivos que proporcionaram a diversificação da vida. Antes de falarmos dos processos de especiação, iremos definir o que é espécie e subespécie? São a mesma coisa?
   Bom podemos definir espécie como: grupo de organismos vivos muito semelhantes entre si e que se cruzam gerando descendentes férteis. Já a subespécie é definida como: populações de uma mesma espécie que se difere entre si quanto a determinadas características e que podem se cruzar, porém na natureza estão separadas/isoladas geograficamente.
   Exemplo: dois tigres

   Apesar de terem características semelhantes, eles ocorrem em locais diferentes: O primeiro que é o Tigre de Bengala (Panthera tigris tigris) ocorre na Índia, o segundo que é o Tigre de Sumatra (Panthera tigris sumatrae) ocorre em uma ilha na Indonésia. São subespécies que não se encontrariam naturalmente na natureza, porém em cativeiro eles podem se cruzar originando descendentes férteis.
   Mas e ae... como ocorre a Evolução?
  Existem dois níveis em que ocorre a evolução a Anagênese (microevolução) que é a transformação progressiva de uma espécie com mudanças graduais que levam à adaptação evolutiva. E a Cladogênese (macroevolução) que é o processo no qual duas populações são isoladas e com o decorrer do tempo se diferenciam originando duas novas espécies. (dêem uma olhada no livro de vocês na Figura 11.1)
   Sobre a origem das espécies, dois pensamente vem sendo discutidos: o gradualismo e o equilíbrio pontuado. O primeiro diz que ocorre a evolução gradualmente mas criticam que não há evidências que comprovem isso e que existem muitas espécies diferentes. O outro beseia-se na seleção estabilizadora e diz também que as populações passam períodos de tempo evoluindo lentamente ou parados sem alterações seguidos por períodos rápidos de grandes mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário