terça-feira, 14 de setembro de 2010

Teoria Moderna Da Evolução – parte 2

   O segundo fator evolutivo da Teoria Moderna da Evolução é a Recombinação Gênica, que ocorre por meio de dois processos que acontecem na meiose. Um deles é a segregação independente.

   Em nossas células há uma mistura dos cromossomos de nossa mãe e de nosso pai. Quando ocorre a meiose para a produção de nossos gametas estes cromossomos homólogos segregam (separam-se) independentemente, ou seja, os cromossomos de nosso pai não estão ligados aos cromossomos de nossa mãe. Então os gametas produzidos por nós podem conter somente cromossomos da nossa mãe, ou somente cromossomos de nosso pai, ou ainda uma mistura de cromossomos maternos e paternos.
   O desenho da página 213 do livro didático mostra a segregação independente ocorrendo em um pernilongo. E a figura aqui debaixo mostra as duas possibilidades que pode ocorrer com uma célula na meiose. No lado esquerdo, os gametas ficam com os cromossomos maternos e paternos separados, e no lado direito, ocorre a formação de gametas com cromossomos maternos e paternos juntos na mesma célula.
   O outro processo que ocorre na meiose e também é responsável pela Recombinação Gênica chama-se crossing-over ou permutação: fenômeno em que cromossomos homólogos maternos e paternos trocam pedaços entre si, durante a meiose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário