São Processos que levam a formação de novas espécies. Iremos discutir dois processos: a Especiação Alopátrica e a Especiação Simpátrica.
Especiação Alopátrica (alo-além, pátrica-pátria): quando existe uma população em uma determinada região de uma mesma espécie, com o tempo surgiu uma barreira (formação de um rio, montanha, ou condições ambientais que surgiram no meio da região separando a população), isolando em duas populações de mesma espécie, com o passar dos anos, as duas populações podem sofrer mutações adaptativas que levem a adaptações diferentes uma da outra, assim quanto mais tempo se passar maior será a diversificação entre elas, chegando a um ponto em que mesmo que ambas forem colocadas em um mesmo ambiente, a troca genética não seria possível, então já estariam constituindo duas espécies diferentes. Exemplo: um isolamento geográfico com a formação de uma montanha separando a população de Gastrópodes
Dentro da Alopátrica ainda existe a Especiação Dicopátrica e Peripátrica (clique nas imagens para ver maior)
No caso da Dicopátrica o isolamento geográfico ocorreu no aparecimento de um rio, geleira que deslizou, derramamento de lava, migração ou surgimento de uma montanha que separou a população ancestral em duas isoladas.
Na Especiação Peripátrica ocorre o isolamento das populações em áreas marginais, as condições de uma região são diferentes, assim os membros de uma população que vive nas áreas marginais irá sofrer mutações adaptativas diferentes daquela que vive no centro isolandos estas populações, podendo chegar a um ponto onde aqueles que estao isolados perifericamente perdem ou diminuiem a capacidade de se cruzar com os que vivem no centro da região.
Especiação Simpátrica (sim-mesma pátrica-pátria): baseada na Seleção Diversificadora, onde os indivíduos que possuem características adaptativas extremas podem sofrer diferenciação genética diferentes na mesma população.levando o surgimento de novas espécies.
Um tipo de especiação simpátrica é a especiação por poliploidia, este ocorre mais em anfíbios e plantas, onde duas espécies ancestrias selvagens se cruzam produzindo um indivíduo Híbrido estéril, ele sofre erros na meiose e poliploidia formando uma nova espécie fértil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário