domingo, 26 de setembro de 2010

Adaptação individual ou homeostase

Antonio Junior, Danielle Oliveira, Jennefer, Luana França, Nathalia Iba

   A todo momento nosso organismo ajusta-se ao ambiente. Se a temperatura sobe, por exemplo, ficamos vermelhos e começamos a suar. A vermelhidão da pele indica que os vasos sanguíneos periféricos se dilataram, passando a irradiar mais calor, o que é auxiliado pela sudorese. Esse tipo de ajustamento, por meio de mecanismo que compensam a variação ambiental, mantém constantes determinadas funções orgânicas, permitindo adaptação ao meio.
   A capacidade de dar respostas adaptativas a mudanças de ambiente é importante para a sobrevivência. Por exemplo, quando viajamos para regiões situadas a mais de 3.000 m de altitude, após alguns dias o número de hemácias em nosso sangue aumenta. Isso acontece em resposta a menor disponibilidade de gás oxigênio na atmosfera: mais hemácias no sangue podem transportar mais moléculas de oxigênio, compensando a menor concentração desse gás em maiores altitudes.
   Outro exemplo, de adaptação individual ocorre quando uma pessoa se expõe ao sol. Após alguns dias de exposição à luz solar, a pele fica mais escura, em decorrência do aumento na síntese do pigmento melanina. Um fator ambiental, a radiação ultravioleta, põe em ação processo comando pelos genes. O bronzeamento da pele ilustra uma ideia importante em Biologia: o fenótipo resulta da interação entre o genótipo e o ambiente.
   Grande parte dos genes é capaz de modificar sua forma de expressão conforme as condições ambientais. Geralmente o genótipo comanda não um único fenótipo, mas uma faixa de possibilidade fenotípicas que se manifestam de acordo com a influencia ambiental. A capacidade de um genótipo produzir diferentes fenótipos em resposta ao ambiente é o que se denomina sua norma de reação.
Norma de reação das flores de hortênsia.
   Plantas com o mesmo genótipo podem apresentar flores com cores que variam de rosa ao azulado, dependendo da acidez do solo. Solos ácidos produzem flores rosadas, e solos alcalinos, flores azuladas.

4 comentários:

  1. td plagio, entrei para ler algo diferente sobre o assunto mas acabei encontrando o mesmo texto do livro de biologia do terceiro ano,,.... que lixo...!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei o texto. Voce ta de parabens. So uma correcaozinha na ultima parte, as hortensias azuis sao resultantes de solos acidos e as Rosas, respectivamente, de solos alcalinos. Abracos e desculpe a falta de pontuacao do meu teclado.
    Fonte: Sou esudante de Agronomia e http://www.brasilescola.com/quimica/o-ph-na-coloracao-das-hortensias.htm

    ResponderExcluir
  3. As respostas adaptativas são imprescindíveis para a manutenção de homostasia, me tirem essa duvida

    ResponderExcluir