segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Fatores que afetam a composição gênica das populações

Vamos prestar atenção em uma população de novo.

   Se a gente olhar direitinho vai ver que um é mais orelhudo que outro, ou tem o nariz diferente, e por aí vai. Cada indivíduo tem suas próprias características, que estão contidas no seu material genético. Essas características fazem parte desta população e formam a composição gênica desta população. Pode ser que outra população de macacos tenha outras características.

   Mas o que pode acontecer para que essas características se modifiquem???
   Por exemplo, se essa população de macacos aí for composta só de macacos baixinhos, o que será que pode acontecer para que essa característica não ser mais predominante?
   Pode chegar alguns macacos altos da mesma espécie e se encaixarem no grupo! Pode ser que os macacos altos façam sucesso com as fêmeas e então os próximos filhotes sejam mais altos que o normal...e assim vai. Na nossa história, esses macacos altos são imigrantes (indivíduos que se incorporam a uma população) e o fator que afetou a composição gênica da população é a migração (quando um grupo de indivíduos se move de um lugar para outro, e ao se incorporar em outra população, incopora também sua composição gênica). 

   Outro fator que afeta a composição gênica das populações é a deriva gênica. Para entendermos direito vamos a um exemplo (com os macacos, claro!): na floresta onde estavam nossos macacos ocorreu um incêndio que acabou com grande parte dessa floresta. O que aconteceu foi que aqueles que eram mais altos e com braços mais longos (correram mais) conseguiram sobreviver. E quando a floresta se recuperou do incêndio, os macacos que restaram povoaram novamente a mata, porém com uma diferença! Antes do incêndio haviam macacos altos, macacos baixos, com braços mais longos, com braços mais curtos....mas agora a população de macacos só possui indivíduos com braços e pernas longos.

E daí? O que é deriva gênica mesmo?
   Deriva gênica é quando, por acaso e não por adaptação, certos alelos tem sua frequência aumentada, enquanto outros podem desaparecer. No exemplo, os alelos que codificam braços e pernas longos tiveram sua frequência aumentada, enquanto os alelos para braços e pernas mais curtos desapareceram. E isso não ocorreu por adaptação, mas por acaso, por causa de um desastre ecológico.
   O Princípio do Fundador é um tipo de deriva gênica. Ocorre quando uma nova população é formada a partir de poucos indivíduos, que não constituem uma amostra representativa da população original. Isso é o que aconteceu depois do incêndio em nosso exemplo: a verdadeira população era formada por indivíduos altos, baixos, orelhudos, braços curtos, braços longos, ou seja, haviam várias características. Porém os indivíduos que formaram a nova população depois do fogo eram altos e com braços longos. Não havia nenhum representante dos baixinhos, ou seja, na amostra (tanto de macacos) que havia restado depois do desastre não havia nenhum representante dos baixinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário